Na manhã desta quarta-feira (28/5), a Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Estadual (GAECO), a Força Correcional Integrada (FORCE/COGER/SSP/BA) e a Corregedoria da Polícia Militar da Bahia, deflagrou a Operação Fallen. A ação tem como principal objetivo desmantelar uma organização criminosa atuante em Feira de Santana e municípios vizinhos, envolvida em diversas práticas ilícitas, como lavagem de dinheiro oriundo do jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada.
Nesta etapa da investigação, autorizada pela 1ª Vara Criminal de Feira de Santana, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão. A operação é um desdobramento da Operação El Patrón, realizada em dezembro de 2023, que já havia resultado na prisão preventiva de 10 pessoas, no cumprimento de 33 mandados de busca e apreensão, no bloqueio de mais de R$ 200 milhões em contas bancárias, no sequestro de 26 imóveis e na suspensão das atividades de seis empresas.
A nova fase das investigações revelou que o braço armado do grupo — formado majoritariamente por policiais militares baianos — destruiu provas digitais com o intuito de atrapalhar o andamento das investigações.
O nome “Fallen” (que significa “caído”, em inglês) faz referência simbólica à participação de agentes da segurança pública na organização criminosa, refletindo a perda de princípios éticos e o comprometimento da moral desses profissionais.
As investigações continuam em curso para identificar outros membros do grupo e possíveis ramificações da organização. Caso sejam condenados, os envolvidos poderão enfrentar penas que, somadas, ultrapassam 26 anos de prisão.