Quinta, 19 de Junho de 2025
16°C 25°C
Feira de Santana, BA
Publicidade

Governo de Minas promove seminário sobre segurança nas escolas com membros do Serviço Secreto Norte Americano

Minas Gerais realiza debate sobre violência em instituições de ensino e reúne especialistas do Brasil e dos EUA para discutir estratégias de preven...

Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
06/06/2025 às 17h32
Governo de Minas promove seminário sobre segurança nas escolas com membros do Serviço Secreto Norte Americano
Tiago Ciccarini / Sejusp

O combate à violência escolar foi o foco do Seminário Internacional “Medidas Preventivas e Repressivas de Ataques às Escolas”, concluído nesta sexta-feira (6/6), no Auditório Tiradentes, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Durante três dias o evento reuniu autoridades, especialistas em segurança pública e membros da comunidade escolar para debater o tema e ampliar a conscientização sobre ataques cometidos em instituições educacionais. 

O seminário propôs ações práticas e orientações à comunidade escolar, com foco em prevenção, resposta imediata e estratégias de recuperação. Um dos destaques foi o intercâmbio internacional promovido pelo Escritório de Relações Diplomáticas dos Estados Unidos em Belo Horizonte, que possibilitou a participação de representantes do Serviço Secreto Americano.

Os participantes tiveram acesso a estudos de caso, análises comportamentais e metodologias utilizadas nos EUA para prevenir e responder a ataques escolares. A delegação americana compartilhou informações sobre conspirações contra escolas, relatos de testemunhas e modelos de avaliação de ameaças comportamentais.

A abertura contou com a presença do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG) , Rogério Greco, do secretário adjunto, Edgard Estevo, do subsecretário de Integração da Segurança Pública, Christian Viana, e do diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública, Marco Matos.

O primeiro dia foi dedicado ao panorama nacional. Especialistas brasileiros abordaram temas como o perfil e as motivações de agressores ativos, os riscos da exposição de crianças e adolescentes às redes sociais e ao neonazismo, ações preventivas da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) protocolos da Polícia Federal e experiências da Polícia Civil do Distrito Federal.

Na avaliação do secretário Rogério Greco, ao reunir especialistas nacionais e internacionais, o seminário reforçou o compromisso das instituições brasileiras com a prevenção da violência escolar, destacando a importância da articulação entre segurança, educação e diplomacia.

"A violência escolar exige de nós não apenas vigilância, mas preparo, escuta e articulação entre todos os setores da sociedade. O intercâmbio com o Serviço Secreto dos Estados Unidos amplia nosso horizonte de atuação e reafirma um princípio essencial: segurança pública se constrói com conhecimento, cooperação e responsabilidade compartilhada", afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias